quinta-feira, 24 de março de 2011

Resposta 2º Fórum


Grupo Construção_filo2

email : construcao_filo2@yahoo.com

Anne Caroline, Suyane Sabrina, Alexandre Augusto, Christian Martins, Marcos Aurélio, Rodrigo Cardoso, Mateus teixeira, Marcel Vieira , Katyurcia e Melissa Bezerra Andrade.

A alienação é a condição de perda de identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação de falta de autonomia. Essa situação vem acontecendo nas fábricas desde a Primeira Revolução Industrial, em que a produção passa da manufatura para a maquinofatura, e o trabalhador passa a integrar uma unidade de produção sem ter poder de decisão, nem direitos sobre o que produz. Foi a partir daí que a alienação passou a ser estudada pela sociologia.

Um ser alienado não possui opinião formada, não contesta as decisões políticas, sejam elas em âmbito nacional, ou no seu bairro. O maior exemplo da alienação nos dias atuais são os adolescentes que são influenciados facilmente, mudando de opinião a todo momento, o porque disso nos leva à afirmação inicial, eles não possuem opinião formada, e seguem paradigmas, gostam do que a maioria gosta, são regidos pela moda e por isso não tem uma identidade própria.

Percebemos uma grande alienação no Brasil em outro aspecto, o político. Cada vez mais vemos um cenário corrupto na política brasileira, e as pessoas simplesmente aceitam isso, negligenciam os seus direitos de cidadão, porque se o fizessem valer muito deste cenário poderia ser modificado, só é tomada alguma atitude quando isso as afeta diretamente.

É necessário as pessoas libertar-se das correntes que as prendem em paradigmas, muitas vezes ditados pela mídia e “sabiamente” seguidos pela população, é preciso fazer valer a sua autonomia, exigir seus direitos, protestar. Temos que saber o que defender, lembrar nossos valores, e não os que a população diz ser, é preciso recuperar a identidade própria, que perdemos em conseqüências de nossas próprias ações, a alienação apenas prende as pessoas à ignorância, sem que estas tenham vontade alguma de chegar ao conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário