sexta-feira, 11 de março de 2011

Resposta ao 4º Fórum

Carnaval na Veneza é considerado o mais antigo do mundo e foi a partir dele que o as festas que espalham alegria partiram para diversos lugares no mundo,o carnaval surgiu a partir do datado do doge Vitali Faleir ocorrido em 1094, o vocábulo carnaval originalmente era usado para uma espécie de purificação antes dos ritos pascais, que consistia em não alimentação de carnes vermelhas, ao pé da letra significava abandono da carne.

Passando-se 202 anos ocorrendo confraternização popular, o senado em 1296 declarou feriado, oficializando a festa que já estava sendo chamada de carnaval desde seu surgimento, com o passar do tempo as festividades foram crescendo chegaram a durar meses.

O carnaval na Veneza era comemorado utilizando mascaras que tinha objetivo muito além de mudar o visual da pessoa, ela eliminava as diferenças sociais deixando todos igualitários no momento da celebração, os personagens faziam grandes sucessos no carnaval e muitas pessoas usavam máscaras, delas a mais famosa era a Pantalone que era um home rico que possuía idade avançada e diversas aventuras sexuais, tinham também outras fantasias importantes como Brighla, Arlechino, Il Dottore, Pulcinella, Capitano

No carnaval, as pessoas usavam túnicas e vestes que dificultavam a identificação dando liberdade aos venezianos, a festa de carnaval possuía diversas atrações, umas das principais é “O Vôo da Colombina” que era um escravo descendo uma corda da igreja de são marcos ate o centro da praça, depois foi substituído por um acrobata.

A festa era completada por saltimbancos, músicos, atores, operadores de marionetes, comediantes, adestradores de animais, peças teatrais e grandes banquetes, isso encantava cada vez mais as pessoas e ajudou para aumentar a tradição do carnaval.


Dário, David, Gustavo Vieira, Luis Felipe, Victor Luan, Wesley e Ytalo - 1ºB

sabedoria_socio@yahoo.com

2 comentários:

  1. o entrudo é um costume de se brincar nos dias de carnaval, e foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI.
    Na Idade Média, a comemoração, em Portugal era feita com a presença de grandes bonecos, que eram chamados de "entrudos". Contudo, o entrudo engloba, na verdade, uma variedade de brincadeiras, que não se resumem somente em uma única forma, pois havia, na verdade vários tipos de diversões, que sempre se modificavam.
    Existia o entrudo familiar, que acontecia em casas dos principais centros urbanos. Tinha como características, o cárater delicado, e os limões de cheiro, lançados pelos jovens com objetivo de estabelecer laços socias mais intensos entre as famílias. Existia também, o entrudo popular, que era a brincadeira violenta que ocorria nas ruas da cidade, marcada pela presença de escravos e até a população, tendo como principal caracteristica, o lançamento de todo tipo de liquido, ate mesmo sêmem e urina. Além desse, existem outros tipos de "entrudos" com ou sem envolvimento da população.
    A partir do ano de 1830, houve tentativas interminaveis de acabar com a festa grosseira. O entrudo foi combatido como jogo selvagem, mas continuou com esse nome até as primeiras decadas do século XX, e existe até hoje nos carnavais de todos os cantos do Brasil, como a Bahia, e a folia de Olinda.

    componentes:
    Átila
    Diego
    Gabriele
    Greissiely
    Joyce
    Karine
    Mariana
    Raissa
    Tiago
    2 ano A

    ResponderExcluir
  2. O que é -

    O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

    História do Carnaval -

    O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
    No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
    No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
    A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
    O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
    Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
    Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

    Grupo: Rafaelle Lucindo, Lauro Gabriel, Ericles Xavier, Laila Alves e Heloísa Luduvice.
    Série: 2º ano Turma: A

    ResponderExcluir